Biografia

Francisco Mota Saraiva é o nome literário de Francisco Saraiva, nascido em 1988, em Coimbra. Actualmente, vive em Lisboa.

É licenciado em Direito, pela Universidade Nova de Lisboa, e tem um mestrado em Direito e Gestão, pela Nova School of Business and Economics. Tem trabalhado como jurista e consultor quando a escrita não lhe ocupa o tempo e o lugar.

Em 2021, foi-lhe concedida pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas uma bolsa de criação literária, e, em 2023, uma residência literária pela Fundação Eça de Queiroz.

“Aqui Onde Canto e Ardo” é o seu primeiro romance publicado, o qual foi vencedor, em 2023, do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís.

Sobre o seu percurso, o autor recorda as histórias que o pai lhe leu na infância, antes de adormecer, e, desde então, nunca mais largou os livros.

“Por volta dos meus 14 anos, inspirado pela leitura dos primeiros ditos clássicos, os quais achava tão difíceis quanto belos, comecei a escrever pequenos contos e narrativas; uma necessidade já decorrente da fraca poesia que punha no papel desde muito cedo”

Comos suas referências, cita autores como Agustina, Lobo Antunes, Eça, Ferreira de Castro, Ana Margarida de Carvalho, Gonçalo M. Tavares, Maria Velho da Costa ou Carlos de Oliveira, entre os autores nacionais; quanto aos estrangeiros, enumera García Márquez, Dostoievski, Borges, Proust, Céline, Lispector ou Dickens.

“Foram estes e tantos outros os nomes que influenciaram a minha escrita, mas também o cinema (Kubrick, Bergman, Lynch ou os irmãos Coen) e a pintura (Paula Rego, Graça Morais, Goya, Caravaggio ou Rembrandt). A arte é um multiplicador”.

Sobre a sua escrita, declara: “Um estilo confuso e enigmático, porém, creio, digno. A linguagem hoje não é a mesma. Amanhã não será. E, no entanto, as palavras, a frase escrita, permanecem”.